quinta-feira, 10 de março de 2011

E o dia do parto chegou

Dia 11/07/08, sexta pela noite, sentia umas dorzinhas como cólicas, fracas, iam e vinham, pensei que era o bebê encaixando, esta noite não consegui dormir, simplesmente não tinha sono.
Estava completando 39 semanas, mas contava que a gravidez podia chegar as 42, nem liguei uma coisa com outra, embora meu marido já tinha dito que nosso Cauê chagaria no domingo, mas para mim era o outro....
Consegui dormir às 5h30, acordei às 9h com as cólicas mais fortinhas, iam e vinham, hum... ???
Não consegui mais dormir, fui ao banheiro e saiu um líquido diferente, embora pouquinho soube que meu trabalho de parto começaria ou já tinha começado.
Liguei pra Ana e ela disse: você já pode estar em trabalho de parto.
Hum...!?!?
Conta à duração, vai me ligando.
Tudo bem. Falei com a Priscila Parteira e ela disse que essas cólicas eram contrações e que poderia ser inicio de trabalho de parto ou não, que o trabalho de parto mesmo poderia acontecer em uma semana, por exemplo.
Hum...???
Vai contado a duração e vai me ligando...
Assim fiz.
Os intervalos eram curtos e irregulares, 3, 4 minutos.
Começou, é hoje a minha hora, meu bebê vai nascer.
Fiquei muito feliz, empolgada e com um pouquinho de medo.
Bom ainda tem coisas pra fazer, vamos lá.
Acordei meu marido e falei: estou com contrações!
Ele levanta rápido, também com um misto de sentimentos e emoções: é mesmo?!
Vamos ajeitar tudo então, liga pra Ana.
Disse: já liguei.
Ele: Você fala primeiro pra ela do que pra mim?!
Rs...
Queria saber do que se tratava antes né?..rs...
Traçamos o roteiro do dia, tomamos café numa padaria que adoramos, resolvemos algumas coisinhas, compramos outras, voltamos pra casa quase 15h do dia 12/07, sábado.
Ainda faltava fazer umas comprinhas no mercado, queríamos deixar a geladeira e a dispensa cheias, disse pra ele ir sozinho, as dores estavam maiores, bem ainda, mas pra ficar lidando com gente, movimento não dava mais.
Ele foi, meio nervoso, tentando deixar a cabeça no lugar.
Voltou com tudo que tínhamos combinado inclusive com flores.
Ele ajeitou tudo, colocou uma música linda e calma e foi passar as fraldas, toalhas que ainda faltava.
Liguei pra Ana por volta das 18h30 ela chegou em casa rapidinho.
Alegria por mim e pelo meu marido, o Pithy, sabia que ele estava agitado, nervoso e fazendo o possível para sucumbir esses sentimentos e ficar firme e forte nos afazeres necessários.
Eu fiquei andando pela casa durante as contrações e papeava nos intervalos.
A Ana pediu pra me examinar, perguntou: quantos centímetros de dilatação você quer? Disse, ah uns 5 mas, se você disser que estou com só 1 prometo ser forte! Estava com 1,5 cm e o colo fininho. Tudo bem.
Ela sugeriu chuveiro, ainda fiquei na dúvida porque estava tão bom andar, mas fui lá e foi ótimo.
Em pouco tempo estava com 9 cm.
Não sei quanto tempo se passou, decidi que não veria as horas e nem perguntaria.
Achei incrível que já estava com 9 cm, a dor já estava forte, já batia na parede mas estava lidando super bem, me achei o máximo.
Estava curtindo o trabalho de parto, achando gostoso.
Cansei do chuveiro. A Ana me ajuda a sair, colocar roupa.

Sentei, e nesse momento a dor mudou, ficou bem mais intensa, aí me assustei, opa, como assim??
Essa dor foi aumentado, meu cócix doía e doía mais e mais.
Minha confiança foi abalada com essa dor, tinha pra mim que o difícil era a dilatação, já tinha dilatado, tinha passado bem por esta fase então beleza né?
Engano, pra mim só estava começando.
O tempo passava e a dor não, a cada contração meu cócix parecia emitir uma corrente nervosa para o corpo, intensa.
Fiquei passada, cansada, muito cansada dessa dor.
Perguntava a Ana: porque o trabalho parou?
E ela: não parou, está tudo certo.
A todo o momento choramingava pra Ana com alguma pergunta, pedindo algo, questionando a situação.

Há certa altura a Priscila parteira chega.
Elas me sugeriam várias posições pra atenuar a dor, ajeitava a cama, almofadas, enfim, mas não conseguia nada, só conseguia ficar em pé.
Precisava ficar reta e no momento da contração contraia o quadril, melhorava um pouco, uma alternativa era ficar de joelhos, também cansava muito, fiquei com os joelhos doloridos uma semana!
A piscina estava ótima, quente, mas só consegui ficar na água nos intervalos, quando vinha a contração precisava ficar de joelhos ou em pé.
Não conseguia relaxar e desacreditava do tempo em que estava naquela fase.
Falei, se estivesse no hospital já teria aceitado TUDO!
Fiquei com o corpo tenso, o quadril principalmente, e acredito que isso ajudou a prolongar o trabalho de parto, mas realmente não conseguia relaxar, ficar em uma posição melhor.
Até que joguei a toalha de vez e falei com a Ana e a Priscila que não aguentava mais e que queria alguma coisa pra dor.
Elas diziam: mas não tem nada que você possa tomar.
Buscopan! Eu disse.
A Priscila falou que naquela altura seria como água que não mudaria nada.
Eu insisti e ela me deu. Tomei também passiflora e suco especial de maracujá.
Finalmente consegui relaxar, o trabalho de parto desacelerou.
As contrações ficaram mais fracas.
Consegui ficar em outras posições, descansei o corpo. Aproveitei a piscina e dormi profundamente não sei se por 30 segundos, 30 minutos.
Que alívio.
Consegui conversar mais nesse momento.
Meu marido perguntou: você quer ir pro hospital?
Sem pensar a resposta era rápida: SIM!
Mas pensando um pouquinho em como seria tudo indo pro hospital, principalmente os procedimentos que o bebê passaria, todos os motivos que escolhi o Parto em casa então a resposta seguramente era NÃO!
As contrações fortes voltaram, ah não!
Achava que o trabalho continuaria daquela forma, mais branda, mas não, foi uma pausa, foi ótimo pra eu descansar, mas, ruim porque parou e depois retomou.
E eu não queria estender mais então pensei: É isso aí, tenho que enfrentar na íntegra.
Não conseguia me mover, onde estava ficava, com ajuda e insistência da Ana, Priscila e meu marido, mudava de um lugar para outro.
A Ana apertava meu quadril de um lado e meu marido do outro durante as contrações e aliviava muito.
Nesse tempo todo meu marido foi super cuidadoso, escolhendo músicas, colocando essências para queimar, cortava frutas pra mim, me apoiava, me ajudava a respirar, segurava minha mão nas contrações, ajudava as parteiras.
Ele teve que sair de casa algumas vezes, pra comprar algo na farmácia, só pensei: nossa como ele consegue, com a cabeça no parto em pleno vapor ter que lidar com o mundo lá fora.
Ficava muito tempo sozinha, como a Ana diz, o trabalho de parto é uma viagem solitária da mulher, num momento aparecem os 3, Ana, Priscila e meu marido, como se eles soubessem que algo iria acontecer, então a bolsa se rompe, finalmente aquele aguaceiro desce.
A fase muda novamente.
A dor continua, mas o momento do trabalho era outro, o bebê estava bem perto do nascimento.
A Priscila diz: coloca o dedo, você vai sentir a cabecinha dele, e senti, que emoção.
Logo a vontade incrível de fazer força vem.
Ana vai pra lá e pra cá, Priscila vai pra cá e pra lá, meu marido comigo.
De repente estava tudo no esquema pra chegada do Bebê, lençol descartável, cadeirinha de cócoras, instrumentos, enfim, tudo necessário para o nascimento.
Queria que nascesse na água, mas na situação em que eu estava não conseguiria ficar em uma posição boa pro nascimento, não tinha nem chance, fui pra cadeirinha de cócoras, achei ótimo.
Meu marido sentou na cama, mais alto, atrás de mim, ele apertava meu cócix na hora da contração, ajudava demais.
Respirava comigo, estava no trabalho de parto junto comigo.
Sinto o bebê por dentro, o tamanho, o peso.
Mais uma hora de trabalho de parto, o momento de fazer força chegou, fiz uma vez, caramba...Tem que ser muita força.
A Ana diz, segura o grito, manda tudo pra força.
Fiz, melhorou, ela fala de novo, penso: é agora.

Fiz o máximo que conseguia, sentia bem o bebê, a força foi tal que as parteiras gritaram: pára, pára!!!
Pensei como assim pára, como se pára no meio de uma queda livre? Não dá!
Tive que fazer uma força maior ainda pra segurar, respirava rápido e profundamente, meu marido respirando e segurando comigo.
Foi mesmo tanto, que o bebê sairia de uma vez e imaginem o estrago lá por baixo...
Pensava: é na próxima, é na próxima (que meu bebê nasceria).
E foi na próxima mesmo, muita força e ele veio, em uma contração, essa sensação do bebê saindo é Incrível!!!
Que energia indescritível, que força, hoje digo que foi incrível, mágico, mas na hora disse: Bizarro!!
Muito intensa, uma explosão.
Estava em estado de choque, meu marido muito empolgado, feliz, manifestando toda a emoção.
Foi uma delícia também sentir isso dele.
Eu fiquei calada, em estado de choque mesmo.
Olhando meu bebezinho nas mãos iluminadas da Ana, sentindo a emoção do meu marido, uma alegria muito grande tomou conta de mim, algo tão grande que nunca tinha sentindo.

Então a Ana colocou o Cauê no meu colo, fiquei vidrada nele.
A Priscila preparou tudo pra cortar o cordão umbilical que parou de pulsar rapidinho.
Meu marido que cortou, ele estava muito nervoso.
A Priscila brincou com ele no momento em que ele iria cortar, ela disse: cuidado para não cortar o pipi dele (ha ha ha).
Ele parou, ficou com medo, então ela colocou a mão dela e disse: deixa que eu protejo, tenho 10 dedos mesmo, se você cortar 1 ainda ficam 9!
Então ele relaxou um pouco com a brincadeira e cortou.
Esse estado de choque foi passando aos poucos, então fotografei, conversei, ri, brinquei.
Meu bebê, o Cauê, nasceu às 4h31 do domingo, veio para o meu colo depois de ser levemente limpo e pesado, aliás, nasceu com 3.450 Kg e com 49 cm, mamou por uma hora.
Que delícia!
A intensidade desse momento é inexplicável.
Brinquei com a Ana, disse que quando engravidei e conheci o trabalho de Doula, me animei e decidi que seria uma, a Ana ficou feliz e já ia me dar à data do próximo curso eu a interrompi e disse que a partir daquele momento tinha desistido, que loucura!!!..Rs...

Sofri, chorei, reclamei, mas de nada me arrependo, fico muito feliz e satisfeita por ter passado por esta experiência.
Entendi que tudo que passei era meu, pra mim.
Apesar de tudo não pensei nenhuma vez: O que fui fazer??
Pensava na lista, que um monte de mulher já tinha passado por aquilo tudo, pensava muito na Raquel seu relato de parto foi o primeiro que li e foi marcante pra mim, a mudança de médico em cima da hora, a forma que ela falou da dor, a riqueza de detalhes, nunca soube de um parto dessa forma.

Culturas naturais, inclusive tribos indígenas brasileiras dizem que a dor é o encontro com a verdade, que através da dor conhecemos a nós mesmos.
E pra mim foi isso mesmo, um encontro e conhecimento de mim mesma.
Já tenho curiosidade de saber como será o próximo!...rs..

Agradeço a Deus Pai pela oportunidade de engravidar, ter uma gestação maravilhosa e por um parto domiciliar com parteiras iluminadas como a Ana e visceral como a Priscila.

Agradeço ao Cauê, por vir a este mundo como meu filho.

Ao meu marido Pithy, por passar por tudo isso comigo.

A Ana Cris pela pessoa que ela é, pela sua sinceridade e amor no que faz.

A Priscila por sua dedicação, atenção e carinho, inclusive pós parto.

A Márcia Koiffman pelo finzinho do pré-natal e todas as orientações e cuidados.

A Dra Andréa Campos pelo pré-natal tranqüilo, gostoso e esclarecedor.

A lista Materna_sp, ao GAMA que me formou com os vários relatos de parto, informações e experiências pessoais, além das amizades feitas.



...................................................................................................

56 comentários:

  1. Ana querida
    Queria lhe agradecer por tudo.
    Queria lhe falar ao vivo, mas quando a encontrei no fim da reunião da Matrice percebi que não conseguiria deizer nenhum palavra, sou uma pamonha e iria cair em lágrimas sem nem dizer nada.
    Queria poder agradecer a altura, mas nem palavras encontro.
    Sua presença em meu parto foi um presente Divino.
    Não poderia ter sido melhor.
    Confiaça em sua experiência e conhecimento mas a diferença e o mais importante é a sua pessoa, sua sinceridade e amor.
    Sofri, chorei, reclamei, mas de forma alguma me arrependi e sei que de fato não poderei ter sido melhor, tudo que pedi aconteceu em meu parto, tudo natural do jeito que tinha que ser.
    Que sua vida seja repleta de tudo o que vc merece, serei sempre muito agradecida à vc.
    Grande beijo
    Déborah
    Grande abraço (muito agradecido tb)
    Pithy

    ResponderExcluir
  2. Olá minha linda amiga!
    Algumas coisas não precisam ser ditas e o seu abraço naquele dia já disse tudo :-))
    Seu parto foi muito especial para mim, e eu sabia que ele seria lindo.
    Fiquei muito feliz por ter sido escolhida para acompanhar essa jornada tão importante e amei fazer parte dessa linda família naquela noite.
    Vocês sempre estarão em meu coração, querida. Seja lá para onde o destino levar nossos caminhos, por mais que eles se distanciem fisicamente, sempre levarei vocês três no meu coração.

    Com amor,
    Ana Cris

    ResponderExcluir
  3. Em 31/08/2008, às 23:28:10, Vivi Unesp disse:
    Muito lindo, Deborah! Fiquei emocionada.
    Deus ilumine vocês hoje e sempre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Em 3/09/2008, às 19:15:28, Jô Pereira disse:
    Deb foi muito legal ler, pq ouvi diretamente da fonte exatamente de vcs - o casal que me inspira nesse mágico momento.Tenho refletido sobre nosso papo, e tentado me conectar com esse universo maior que é gerar uma nova pessoa, bjs e amo muito vcs, Jô Pereira.

    ResponderExcluir
  5. Em 5/09/2008, às 22:19:25, Kadu disse:
    Ufá! To passado, e olha que cheguqi do trampo, mó robada, e nem tenho mais coragem de reclamar, to exausto só de ler, ser mãe é mais que ser uma super-heroina! Parabéns Gringa!!! Te amo!!! Parabéns Pithy! Te amo!!!

    ResponderExcluir
  6. Em 23/06/2009, às 19:22:31, TAÍ disse:
    OII ADOREI SEU RELATO!!!PARABÉNS!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Em 2/09/2009, às 02:09:31, Lidia disse:
    Oi, vi seu link na cmm do orkut, sobre parto normal.
    Vim correndo ler seu relato, pq eu quero muito "parir" meus filhos.
    Adorei poder ler "a realidade" aqui!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Em 19/04/2010, às 21:29:15, Ana Paula disse:
    Lindo relato, apaixonante!!!

    ResponderExcluir
  9. Em 5/09/2008, às 22:26:09, kadu disse:
    To ficando acabado, minhas vistas estão furmigando!!!

    ResponderExcluir
  10. Em 30/12/2008, às 09:00:11, Claudia Alegrias Desmedidas disse:
    Que viagem o seu parto! Você escreve muito bem, parecia que eu estava lá.
    Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  11. Em 23/06/2009, às 19:43:22, TAÍ disse:
    É VERDADE PARECE Q A GENTE ESTÁ LA MESMO!!!!É MUITO LEGAL!!!!
    PARABÉNS NOVAMENTE!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Em 30/08/2008, às 15:16:12, Pérola disse:
    Fiquei emocionada,
    Pérola, doida de vontade de sentir toda dor do TB,,,

    ResponderExcluir
  13. Em 30/08/2008, às 18:46:52, Kris disse:
    Déborah, parabéns pela chegada do Cauê!! Admirável a sua calma =)

    bjs, Kris

    ResponderExcluir
  14. Em 30/08/2008, às 18:47:44, Fernanda disse:
    Déborah,
    Parabéns pelo relato.
    Complicado essa coisa da dor.
    Por outro lado, deve ser tão bom sentí-la intensamente.
    Ainda mais q o cume da dor resulta num lindo bebezico.
    Bjnhos,
    Fernanda
    (da Rafa e do Lucas)

    ResponderExcluir
  15. Em 30/08/2008, às 18:48:25, Paula disse:
    lindo lindo, ai, como é bom ler esses relatos, perceber as peculiaridades e tb as coisas em comum entre os partos, é maravilhoso como cada um é único e especial a seu modo!!!
    parabéns, querida, pelo parto que foi tudo de bom, pela experiencia riquissima, pelo belo Cauê, por suas escolhas, por toda determinação!!!
    beijo grande nessa linda família que se iniciou!

    ResponderExcluir
  16. Em 30/08/2008, às 18:49:22, Raquel disse:
    Uau! Que relato mais delicioso de se ler! A forma como vc contou me
    envolveu de tal forma que parecia que tava lendo um livro daqueles!
    Parabéns pelo nascimento!
    Bjs
    Raquel

    ResponderExcluir
  17. Em 30/08/2008, às 18:56:50, Renata disse:
    D-E-L-I-C-I-O-S-O

    ResponderExcluir
  18. Em 30/08/2008, às 19:00:51, Isadora disse:
    Lindo querida!!!

    Parabéns!

    Isadora Canto

    ResponderExcluir
  19. Em 31/08/2008, às 08:20:50, Ci da Gabi! | e-mail disse:
    Déborah linda,
    Mãe do lindo Cauê...parabéns pela coragem, determinação e por este depoimento tão emocionante.
    E obrigada por dividir conosco esta alegria.
    Muita luz, paz e amor prá vocês três.
    Beijo no coração
    Ci da Gabi

    ResponderExcluir
  20. Em 31/08/2008, às 09:45:52, teca disse:
    Déborah!
    Seu relato é verdadeiramente emocionante!
    Eba!
    Beijos,
    Teca

    ResponderExcluir
  21. Em 1/09/2008, às 11:50:31, Ira disse:
    Nossa Deborah... lendo o seu relato, fiquei muito emocionada, como se estivesse vivendo e sentindo... muito estranho... parabénssssssss vc é muito corajosa, seu filho é lindoooooooooo, espero um dia poder pegá-lo no colo...
    felicidades mil pra vcs... e esta criança venha iluminar mais ainda os seus dias ... eus e do maridão...
    parabéns linda...

    ResponderExcluir
  22. Em 1/09/2008, às 11:51:05, Guta disse:
    Caraca, que bárbaro....! o_O
    Vc é uma mulher corajosa, meus parabéns!!!
    Adorei os relatos....incrível!!!
    Muiiito legal, o bebê nasceu suuper saudável!
    Bjão para vcs....
    =******

    ResponderExcluir
  23. Em 1/09/2008, às 11:51:38, Giselle disse:
    Dahora mewwwwwwwww

    ResponderExcluir
  24. Em 1/09/2008, às 11:53:27, Andresa disse:
    amei, amei, amei!!!!

    Que lindos!!! me emocionei e li com muito carinho........vc é forte demais, que vitória minha linda!!!!

    beijos nessa família maravilhosa

    Namastê,

    Andresa

    ResponderExcluir
  25. Em 1/09/2008, às 12:07:31, Catherine disse:
    Lindo seu relato!!!!!

    Amei cada palavra!

    O meu está prestes a sair!

    Bjos!

    Cath e Laura

    ResponderExcluir
  26. Em 1/09/2008, às 20:38:53, Priscila disse:
    Q maravilha de relato.
    Eu, num momento desse, "ouvir" uma história dessa, só me fez chorar de alegria.
    9 meses e 2 dias Débora... Falta pouco.
    Nem preciso dizer da coragem, do amor, da satisfação, do Pitty, porra, o Pitty, q bacanérrimo!
    Tô estarrecida com o relato, verdade... Grande beijo. Pri

    ResponderExcluir
  27. Em 1/09/2008, às 20:40:31, Carol disse:
    Parabéns Déeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!
    Seu bebê é maravilhoso!!!!
    Muita luz e saúde pra todos vcs!!!!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  28. Em 2/09/2008, às 17:18:32, Drika disse:
    nossa Dé!!! q lindo!!! fiquei emocionada com o relato, com a riqueza de detalhes.... parabéns pela sua garra!!! felicidades pra vcs!!! bjãozão

    ResponderExcluir
  29. Em 2/09/2008, às 20:15:25, Priscila Carvalho disse:
    Qdo liguei p/ sua casa e fiquei sabendo pelo Pithy que o Cauê tinha chegado, pensei na hora, como ela é "guerreira" e lendo esse relato, além de emocionada, continuo afirmando, vc é guerreira mesmo!! Que Deus abençoe sempre sempre essa família!! Bj

    ResponderExcluir
  30. Em 3/09/2008, às 10:39:56, Andréia Gebrael disse:
    Adorei ler seu relato e ainda mais com as fotos.
    Parabéns pelo seu pequeno fofo.

    Beijos,
    Andréia

    ResponderExcluir
  31. Em 5/09/2008, às 22:33:18, kadu disse:
    ai ai ai... Meu que viagem! To passado, parabéns a vcs!!! To passado...

    ResponderExcluir
  32. Em 8/09/2008, às 10:33:34, Rosi disse:
    q emocionante, muito lindo parabéns!!!
    Fiquei emocionada

    ResponderExcluir
  33. Em 8/09/2008, às 16:09:59, suely disse:
    que legal que vc teve o parto em casa, seu relato foi emocionante deu para passar as emoções e a dor, não estou brincando. que lindo.
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Em 8/09/2008, às 18:48:34, Karen disse:
    Deborah,

    Estou emocionada com a história da chegada do Cauê.... que lindooooo....

    Um beijão para todos vocês!

    Fica com Deus nova mamãe!!!!

    Karen

    ResponderExcluir
  35. Em 9/09/2008, às 09:44:15, Janete disse:
    Li o seu relato, muuuito legal... e emocionante.... PARABENS!

    ResponderExcluir
  36. Em 9/09/2008, às 09:49:54, Carol disse:
    Seu relato é lindo, o Cauê é maravilhoso e adorei vc!
    bj
    CAROL................................................................
    ...........

    ResponderExcluir
  37. Em 27/12/2008, às 17:32:14, juliana disse:
    Parabéns! Poderosa! tudo de bom!

    ResponderExcluir
  38. Em 27/12/2008, às 22:24:22, yara disse:
    oii achei lindo seu relato, eu sou contra a cesariana so se nao tiver jeito mesmo e ao ler sua historia me encorajei mais a tentar o parto normal ..parabens seu filho é lindo!!

    ResponderExcluir
  39. Em 7/01/2009, às 08:39:19, Tati disse:
    Parabéns!!! Que lindo seu relato! Dá muita coragem! Um beijo e feliz ano novo!!!

    ResponderExcluir
  40. Em 28/01/2009, às 21:42:15, Anninha disse:
    Lindo, lindo, lindo! Emocionante!

    ResponderExcluir
  41. Em 29/01/2009, às 02:19:16, Karen disse:
    Muito lindo mesmo!!!
    Parabéns pelo bebe lindo!! bjooo :)

    ResponderExcluir
  42. Em 25/02/2009, às 20:44:07, Pata disse:
    Lindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  43. Em 11/06/2009, às 21:51:13, Marcela Suane disse:
    Mas pq querer sentir tanta dor qdo vc poderia ter a analgesia, ficaria mais tranquila e ele nasceria do mesmo jeito. Acho arriscado demais, um parto domiciliar. E se complicasse?

    ResponderExcluir
  44. Oi Marcela
    A gravidez toda foi bem assistida e não havia nenhuma complicação. As parteiras tem conhecimento o suficiênte pra analisar cada situação, se fosse necessário ir pra um hospital elas saberiam em tempo seguro pra mim e para o bebê.
    A analgesia passa para o bebê e se é forte para um adulto imagina pra um bebezinho, os bebês ficam com o efeito da analgesia por 3 meses, se mamarem exclusivamente no peito, eu não queria isso para o meu bebê.
    Escolhi o parto em casa, entre tantos motivos, passar por este rito de passagem tão feminino, tão da mulher, me conhecer melhor, encontrar minha essencia feminina, é a dor do nascimento de uma vida, a vida de meu filho, é muito forte, muito intenso, em um hospital com todos aqueles procedimentos não temos esta oportunidade, algo tão seu vira de qualquer outro, do médico, da enfermeira, o meu parto queria que fosse meu e não do médico, entende? De nada me arrependo, cresci, amadureci, aprendi demais, e o próximo será da mesma forma.
    E algo bem pessoal mesmo.
    Grande beijo
    Déborah Gérbera

    ResponderExcluir
  45. Em 23/06/2009, às 19:50:55, TAÍ disse:
    LINDO,LINDO,LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    AMEI TUDOOOO!!!!!!!!!!!!
    PARABÉNS!!!!!!!!
    SEU BB É LINDO!!!!!
    MUITAS FELICIDADES P VC E TODA SUA FAMÍLIA!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  46. meu Deus, amei teu relato *.*
    tem que ter muita força mesmo pra colocar uma criança no mundo né? xD
    teu filho sempre vai saber o quanto é amado, querido, desejado. são 'sequelas' de um PN, hehehehhe
    e como tu, também fico curiosa pra saber como será o próximo =D

    muita luz aos três!
    Laís Schneider

    ResponderExcluir
  47. Em 21/08/2009, às 21:27:39, Priscila - Grávida disse:
    Flor... que lindo..... aiaiai me sentí aí junto com vcs, tb quero que o meu parto seja natural, humanizado e lindo como o seu! Parabéns que Deus os abençoe sempre Bjs

    ResponderExcluir
  48. Em 12/01/2010, às 14:49:24, Tassiane disse:
    eu tb fiz parto normal.. realmente é uma emoçao inexplicavel... a felicidade de ver seu bebezinho, nao se compara as dores :D
    felicidades!

    ResponderExcluir
  49. Muito obrigada pelos comentários, isso me fortaleceu ainda mais, não me sentia guerreira, achei que poderia ser mais forte e ter lidado melhor com tudo, mas com todos esses comentários sinto-me muito bem e vejo tudo de uma forma melhor.
    GRande beijo

    ResponderExcluir
  50. Aiiii, eu li e me emocionei. Li toda a trajetória. Eu tentei me cadastrar, mas não consegui. Que linda história de vocês! Eu faço parte, já que foi por conta do Cauê e do Jorge que nos conhecemos.
    Lindo, lindo, lindo! Essa foto é show!
    Lindo..., lindo, lindo!
    Parabéns!
    Diná Todão

    ResponderExcluir
  51. Oi Diná, é verdade, nos conhecemos pelos nossos filhos e eles irão crescer juntos, isso é mjuito legal né?

    ResponderExcluir
  52. Que saudade, Déborah!! e q linda vc grávida!! sdd de vcs...li seu relato, mas confesso q pulei algumas partes...vai ter q ser aos poucos...rsrsrs...mas é lindo td isso! nossa! ah, roubei algumas fotos...posso postar? bj e um abraço muito apertado de quem queria abraçar de vdd nesse instante!! bj! Mara Mecena

    ResponderExcluir
  53. Mara querida, que bacana, saudades tb, faz tempo né? Pode postar sim...então pulou umas partes...ha ha ha bjs

    ResponderExcluir
  54. Nossa, que legal!Parabéns por tudo!Joseli

    ResponderExcluir
  55. Querida Débora,

    Que lindo o relato do seu parto, terminei de lê-lo com lágrimas nos olhos. Sim, ser mãe é a benção maior que pode haver, somos privilegiadas por vivenciar uma vida dentro da gente e depois trazê-lo para esse mundo, que momento lindo não é o do parto. Realmente parece que o mundo para só pra ver essa nova vida chegar, é a esperança de que tudo será melhor nesse mundo, e é isso que tentamos fazer né querida, construir dia a dia essa pessoinha...Aliás tentei deixar um comentário sobre a perca de paci~encia, no outro blog e não consegui, mas querida, só em você parar e refletir sobre isso já faz um diferença, eu também perco as veze s a paciência com a Aninha e depois eu a abraço e encho de beijinho e peço pedão e aí é mais uma lição, a capacidade de perdoar tão rapidamente...enfim, querida...estamos crescendo junto com eles. Beijos

    ResponderExcluir
  56. Cris amiga querida, obrigada pelo comentário. Eu funciono assim, desabafo escrevendo, depois que escrevo tudo melhora, se renova, mudo, transformo.
    Sim, estamos crescendo a cada instante e aprendendo valiosas lições, é tão forte e intenso que não sei nem explicar, mas quem é mãe sabe não é?
    Saudades de vcs.
    Grande beijo

    ResponderExcluir